Qual o Conceito de Etnia apropriado para um estudo dos afrodescendentes?

Por Luís Viviani

A questão dos afrodescendentes no Brasil, bem como os problemas por eles vividos especialmente de natureza preconceituosa, nos faz perguntar qual a origem do conceito de Etnia, como ele é usado para definir uma cultura, assim como a relação deste com outro conceito que podemos ter, como Raça. Afinal, os afrodescendentes são considerados uma etnia? Existem pessoas que ainda pensam neles como raça humana?

Bom, apenas como rápida explicação, temos que o conceito de etnia deriva da palavra grega “ethnos”, cujo significado é “povo”. Além disso, temos que saber também que a expressão “raça humana” foi amplamente utilizada no século XIX, mas que hoje é totalmente criticada e o termo não é mais cabível. Por tal motivo, não podemos associar, da maneira que for, uma etnia de determinado povo ou cultura com o conceito mal imposto de raça.

Voltando ao assunto principal, qual é o conceito de Etnia, então? Ora, para saber isso mais a fundo é preciso entrar, por exemplo, nos estudos da Etnologia, e mais recentemente, nos estudos da Etno-História. A emergência da Etno-História como uma disciplina intermediária vem de décadas recentes, e ajuda a estudar não só os africanos, como também ajudam nas pesquisas dos indígenas da América. Todas essas novas formas de pesquisa vêm ao encontro dos estudos de temas que hoje ainda são conhecidos de modo inadequado e irregular. Portanto, trata-se de temas ainda muito discutidos e questionáveis.

Se procurarmos na sociedade de informação atual, ou seja, no material que retiramos da própria internet, temos que o Conceito de Etnia é “uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais e semelhanças genéticas”. Muito vago? Talvez não? Essa é uma resposta que deixamos em aberto.

Resumindo, deixamos a vocês, então, a formação de uma opinião sobre o conceito de etnia e se cabe ou não a determinados povos o seu uso, com a presença imprescindível da discussão. Ora, muitos estudos são explicados por meio de conceitos que nem sempre têm os mesmos significados para diversos pesquisadores e historiadores. Façam suas próprias idéias acerca do termo, criem pensamentos diferentes, porém, tomem os devidos cuidados, pois se trata de um tema muito delicado.

O principal objetivo é e sempre foi, portanto, saber diferenciar até que ponto não utilizamos o conceito de etnia para definir um povo erradamente ou marcá-lo negativamente, com sentido pejorativo. Se tivermos as ferramentas e os pensamentos apropriados (sem influência externa e já definida), poderemos então começar a pensar em Etnia num sentido mais profundo da cultura de uma sociedade e de um determinado povo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: