Livros, Filmes, Eventos…

Por Osvaldo Meca

Há muita coisa sobre os países africanos espalhado por aí: Filmes, livros, músicas, exposições.  Porém, muito do que é produzido, às vezes leva a uma visão extrema da África, ou seja, ou reproduz uma África miserável nos centros urbanos, com guerras civis e assassinatos, ou uma África selvagem, que nem faz você imaginar que existam centros urbanos.

Logo, você não tem acesso, em alguns desses meios, a um cotidiano de um país africano, de como é desenvolvida a adolescência, a juventude, quais são os costumes, o dia-a-dia na escola e até mesmo a questão das mazelas que existem, como existem em outros países.

Isso não quer dizer para pararmos de assistirmos, lermos, ouvirmos tudo o que se enquadra nisto, mas ao contrário, devemos pensar qual África está sendo mostrada, quais são as realidades, os discursos extremos, enfim, QUESTIONAR.

Aproveitando o tema, indicamos dois livros, escritos por africanos, por uma escritora de Angola e outro de Guiné-Bissau (ambos os países que tem o português como língua, entre outras maternas).

A árvore dos Gingongos, de Maria Celestina Fernandes, conta a história de um casal de gêmeos e toda a tradição que percorre o nascimento de gêmeos (os gingongos) em Angola. É um livro infantil, bem construído e com ilustrações lindas.

A última tragédia, de Abdulai Sila, é um romance, mais juvenil e adulto, contando a história de uma adolescente em um contexto neo-colonial em Guiné-Bissau.

Estes dois autores, também estarão na Feira Literária de São Bernardo do Campo, que ocorre de 2 de agosto a 14 de agosto de 2011, no Pavilhão Vera Cruz (Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 – Centro).

Maria Celestina fará um encontro dia 07/08, às 11:00, no espaço Monteiro Lobato e Abulai Sila fará um encontro nos mesmo dia, às 17:00, no espaço Maria Clara Machado.

Mais informações no site da 1ª Feira Literária de São Bernardo do Campo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: