A primeira imagem que você tem ao falarem sobre África é…?

Por Luisa Tasima

Aposto que a primeira coisa que veio à mente foi um lugar completamente selvagem e sem lei, habitado por grupos de pessoas que vivem brigando entre si, sendo todas igualmente estranhas, vivendo junto apenas aos animais e às plantas, sem contato algum com o mundo de fora. Nossa proposta é alterar, a cada nova postagem, essa imagem estereotipada sobre a África tão fixada nas sociedades atuais.

Comecemos aos poucos, primeiro vamos tratar de acabar com a imagem única criada do ambiente africano; há muito mais do que floresta e savana nesse continente tão grande.

Esse ambiente selvagem seria tido basicamente por florestas tropicais e savanas. A associação do continente africano a essa imagem se dá por desenhos, filmes, livros, histórias, enfim, diversos registros que buscam o aspecto diferente que a África possui quando comparada às outras regiões do país. O continente africano teve seus pontos mais diferentes e exóticos ressaltados desde os tempos em que europeus o “descobriram”; no início essas descrições de exploradores eram aterrorizantes devido ao temor deles em desvendar aquele continente desconhecido. Os primeiros conceitos negativos relacionados ao continente africano se deram pelas descrições de exploradores espanhóis, ingleses, franceses e portugueses. Esse medo aos poucos deu lugar à curiosidade e a ganância. Passado o temor pelo desconhecido, logo se inicia a exploração de recursos africanos, seguido pelo tráfico de escravos; sendo esta, infelizmente, a parte mais conhecida da história relacionada à África.
A criação do estereótipo do ambiente da África como um todo começa séculos atrás e existe fortemente até os dias de hoje. O que antes era exótico e impressionante “de tão diferente” torna-se o único ponto de vista a respeito de uma região tão vasta e diversificada. Um continente inteiro, que é constantemente confundido com um país, não tem como ser constituído por apenas um ou dois biomas. A África possui uma enorme quantidade de ambientes, vejam alguns que você não acreditaria que estão na África:

Existe uma montanha com neve localizada no norte da Tanzânia, que se chamam Monte Kilimanjaro, que possui neve por ser a montanha mais alta da África.

Temos localizado no continente africano o maior deserto quente do mundo, o deserto do Saara.

Vendo a paisagem desértica você deve se lembrar do Egito, pois acredite que ele é bem mais que camelos e areia.

Temos uma região urbana comum, no caso, trata-se do Quênia.

Aqui temos Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul que seria facilmente confundida com uma cidade europeia.

Estes são alguns ambientes que não seriam associados a princípio com o continente africano. Isso porque não é a imagem com que estamos habituados a ver quando falamos em África, o que comprova a fixação dos preconceitos relacionados a esse ambiente, vendo-o apenas por um aspecto.

Responses

  1. ameiii


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: