Culturas Africanas

Por Edoarda Massaini

Nesse post buscamos falar um pouco sobre a cultura africana, o que é de certo modo algo impossível, uma vez que não podemos falar em um único povo africano, e consequentemente não podemos taxar a cultura como algo homogêneo.

As tradições africanas são muitas, pois são mais de centenas de etnias, todas com uma carga cultural própria, ritos e costumes. O que podemos fazer em um esforço é destacar alguns pontos de determinadas culturas e falar um pouco sobre elas.
Mostraremos isso através de mapas:

Este mapa mostra as maiores religiões africanas e as áreas onde as mesmas dominam, não necessariamente sendo únicas. Ao norte e no deserto do Saara, temos predomínio da religião muçulmana, devido a forte influência do mundo árabe por conta da proximidade e da tomada dessa região por muito tempo. Depois a maior influência dos Cristãos e dos Animalistas, os últimos são encontrados basicamente no sudeste do continente, mas não exclusivamente nessa região.

Nesse outro mapa podemos observar os domínios atuais das línguas europeias na África, o que mais uma vez não mostra unanimidade, mas sim a dominância. E neste mapa também não houve uma preocupação com os dialetos africanos. Esse tipo de representação, apesar de unilateral, se faz necessária, pois também entra como parte de uma cultura, principalmente porque essas são as línguas oficiais faladas nos países dessa região. O aprofundamento se mostrará em mapas mais adiante.

O mapa acima mostra as áreas de influências coloniais pós Primeira Guerra Mundial, incluindo alguns estados já independentes. A partir do mesmo podemos observar que país da Europa dominava determinado lugar na África, o que também nos auxilia na compreensão da diversidade encontrada.

Nesse último mapa há uma classificação por grandes etnias africanas antes do período colonial europeu, e com isso percebemos também a concentração de alguns povos em determinadas regiões da África.

O objetivo ao se mostrar esses mapas é para deixar muito claro que em aspectos culturais, que são determinados por influências, língua, misturas de povos etc., a África se mostra ainda mais complexa, tornando impossível qualquer detalhamento dentro da nossa proposta, que é mostrar um pouco de tudo, sem se tornar superficial.

Esse post, portanto, é mais para ilustrar mapas a respeito de aspectos que são fundamentais para a formação da cultura de um povo, como a língua, etnias, influência colonizadora e religião. Se sobrepusermos os mapas mentalmente vamos reparar que cada país da África possui uma carga cultural diferente, pois é difícil o espaço nos mapas sobrepostos observar repetição de todas essas influências ao mesmo tempo, o que torna esse continente tão vasto, rico e com um enorme potencial de estudos e mapeamentos, devido a sua riqueza de detalhes e informações a serem colhidas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: