O que você realmente sabe sobre a História da África?

Por Adele Motta

Como já foi discutido anteriormente, a História da África até bem recentemente não era escrita pelos próprios africanos ou, pelo menos, levando em consideração sua própria visão de mundo. Assim, é possível entender porque, até a década de 1970, grande parte da dinâmica interna do continente africano raramente foi estudada de forma aprofundada.

Os ritmos de circulação de povos e a formação de reinos ou outros tipos de Estado são parte de uma visão que quase nunca vemos ou notamos em livros. Em outras mídias, como a televisão ou o cinema, é ainda mais difícil perceber traços de uma visão menos preconceituosa a respeito da África. Um grande exemplo histórico é a confusão entre os reinos e impérios africanos, como o Kongo, o Mali, o Gana e o Songhai. Muitas vezes, não fica claro se existiram todos ao mesmo tempo e, de maneira contraditória, aparentam nunca ter mantido relações entre si, tanto amistosas quanto conflituosas, algo impossível para povos territorialmente próximos. Outro caso é a frequente confusão entre as identidades tipicamente africanas, como os Iorubás, e as formadas a partir do tráfico de escravos para as Américas, como os Nagôs e Jejes.

Antes do tráfico, porém, parece que a África não tem nenhuma relação com o continente europeu ou o asiático. No entanto, sabemos muito bem que o Egito foi uma das civilizações mais importantes da Idade Antiga, completamente inserido no mundo mediterrânico. E essas relações não foram totalmente cortadas em nenhum momento. A invasão muçulmana na Península Ibérica, por exemplo, só foi possível através da expansão pelo norte da África.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: