Qual poderia ser o lugar da África na História do mundo?

Por Adele Motta

Assim como pouco foi dito a respeito da África, também parece que somente uma parte da história africana possa ser contada, a que tem relação direta com o desenvolvimento científico e territorial europeu. A África da história tradicional basicamente só aparenta ter servido para o fornecimento de escravos para as colônias americanas, que produziam para suprir o mercado europeu. A outra circunstância em que a África ganha algum destaque é durante o imperialismo do século XIX, em que o continente, juntamente com uma parte do asiático, foi colonizado. Novamente, só entra em cena quando seu papel é de submissão.

Quando, porém, demonstra desobediência, o africano ou o negro pode ser até mais moderno do que os europeus e ainda assim parece não fazer parte de um grande capítulo da História. Um tema ainda hoje pouco estudado é a Revolução Haitiana (1791-1804), que pode ser considerada como mais moderna que a Francesa, iniciada em 1789. Mesmo esta tendo proclamado a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (que pode ser lida aqui), demonstrou suas próprias contradições ao só reconhecer a liberdade dos negros haitianos em 1801.

Também já foi comentado a respeito de a escravidão não ter trazido somente a mão-de-obra, mas também suas linguagens, religiosidades, enfim, suas culturas. Esse aspecto deve ser reiterado, pois é evidente que o trabalho forçado jamais é agradável e deve ser exposto como uma das maiores injustiças com os negros, porém os homens não se resumem a força produtiva. Além disso, as culturas, que estão longe de serem estáticas, ao entrar em contato com um novo ambiente alteraram-se e misturaram-se para formar algo de novo. Um ótimo exemplo é o das religiosidades, como o Vodu, o Candomblé e a Umbanda, que se formaram nas Américas e são religiões com diferentes influências, além da africana.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: